O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.

Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses; Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade; Amostragem; Delineamentos De Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação. Resumo Científico; Artigo Científico; Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.

Retrospectiva Histórica da Deficiência: Do Banido ao Cidadão, de Excepcional a Especial; A ONU e as Conferências Mundiais; A Legislação Brasileira para Educação Especial e Inclusiva; A Educação Especial e a Terminologia Mais Recente para a Área; A Pedagogia da Negação X Educação na Diversidade; A Formação de Professores: Saberes, Competências e Atitudes; Introdução a Educação Inclusiva; A Educação Especial e a Terminologia Mais Recente para a Área; A Pedagogia da Negação X Educação na Diversidade; A Formação de Professores: Saberes, Competências e Atitudes.

O Programa de Salas de Recursos Multifuncionais; Público-Alvo e os Recursos Humanos; As Salas de Recursos Multifuncionais; As Salas Multifuncionais nas Escolas Regulares e o Atendimento às Famílias; A Utilização de Softwares e outras Experiências; Modelo de Plano de Ação Pedagógico (PAP) e O Plano de Ação Individual para o AEE; Legislação Pertinente.

Da Deficiência Mental À Intelectual; Deficiência Intelectual; Altas Habilidades/Superdotação; Atendimento Educacional Especializado ? Aee; Identificação/Caracterização E Trabalho Com Altas Habilidades; Atividades Físicas E Fatores De Risco De Doenças Para Alunos Com Deficiência Intelectual; Introdução A Deficiência Mental; História, Conceito, Etiologia; Caracterização E Classificação Das Deficiências; Abordagens: Psicanalítica E A Epistemologia Genética Para Deficiência Intelectual; Deficiência Intelectual No Contexto Escolar: Percepção De Pais, Escola E O Papel Dos Educadores No Processo De Inclusão; Atendimento Educacional Especializado ? Aee E A Avaliação; Atividades Físicas E Fatores De Risco De Doenças; A Terminalidade Específica E A Inserção De Pessoas Com Deficiência No Mercado De Trabalho.

A Audição e o Aparelho Auditivo; Deficiência Auditiva/Surdez; Educação de Pessoas Surdas; Atendimento Educacional Especializado; Libras e AEE em Libras; AEE para Ensino da Língua Portuguesa.

Deficiência Múltipla Surdocegueira; As Necessidades Da Criança Surdocega E Com Deficiência Múltipla; A Importância Do Movimento E Da Comunicação; Adaptações De Acesso Ao Currículo; Atendimento Educacional Especializado; Atividades Suplementares; Avaliação; Percepção E Conceituação Da Loucura Através Dos Tempos; A Decomposição Do Sofrimento Mental E O Trabalho Do Profissiona; Classificação Das Doenças Mentais  CID-10.

A CID-10 E O DSM-5; Transtornos Globais do Desenvolvimento – Condutas Típicas; A Educação Especial e TGD – Focando O Autismo;

Tecnologia Assistiva e Comunicação Suplementar – Conceitos e Definições Essenciais; Os Sistemas de Comunicação; Atendimento Educacional Especializado; Recursos, Técnicas e Estratégias para Comunicação Alternativa; Avaliação e Escolha das Estratégias; Adaptações Curriculares.

Ajudas Técnicas ou Tecnologia Assistiva; Modalidades, Categorias ou Classificação de Tecnologia Assistiva; Os Símbolos da TA; Tecnologia Assistiva, Inclusão Escolar e o Universo da Informática; Viver Sem Limites.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 720H