O que você vai aprender
Clique na disciplina e veja a ementa
Breve História da Psicologia: Caminhos e Bifurcações – O Desenvolvimento do Pensamento Filosófico: Principais Filósofos Gregos; Heráclito de Éfeso; Sócrates; Platão; Aristóteles; O Pensamento Medieval; Agostinho de Hipona; Tomás de Aquino; O Mundo Moderno e o Racionalismo Científico; A Psicologia como Ciência; Contextualização: O Surgimento da Psicologia; O Objeto de Investigação da Psicologia: O Desafio da Cientificidade; Subjetividade Humana: Algumas Definições; Apropriação/ Objetivação; Mediação; Principais Paradigmas Teóricos e suas Contribuições; Behavorismo; Gestalt; Psicanalise; Psicologia Social; Sócio-Histórica; Psicologia e Saúde.
Percepção e Conceituação da Loucura Através dos Tempos;,A Decomposição do Sofrimento Mental e o Trabalho do Profissional;,Classificação das Doenças Mentais? CID-10.
A Conquista da Cidadania no Campo da Saúde Mental; Legislação Versus Política de Saúde Mental; As Normas Técnicas Internacionais; Legislação e A Política Nacional de Saúde Mental; Paradigmas do Conceito de Saúde Mental; A Gestão Atual da Saúde Mental no Brasil.
Formação Histórica dos Direitos Humanos; Conceito, Base Teórica & Características dos Direitos Humanos; Interpretação dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos: Principais Tratados; Princípio do Duplo Estatuto sobre Direitos Humanos; Constituição Brasileira de 1988 & Garantias Processuais dos Direitos Humanos: Habeas Corpus; Habeas Data; Mandado de Segurança; Ação Popular; Ação Civil Pública; Mandado de Injunção; Ações Coletivas; Sistema Global (ou Universal) de Proteção dos Direitos Humanos: ONU; Tribunal Penal Internacional; Cruz Vermelha; Sistemas Regionais de Proteção dos Direitos Humanos: Sistema Europeu; Sistema Interamericano; Sistema Africano; Instituições Militares & Direitos Humanos.
Psicoterapia existencial e seu enfoque dinâmico nas preocupações enraizadas na existência do indivíduo. Atuação relacionada com psicopatologias específicas: ansiedade, depressão e os diversos problemas emocionais. A psicoterapia existencial como instrumento para diminuição da distância ou dissonância entre as visões.
Fundamentos da Psicologia; Cérebro e Fundamentos da Neuropsicologia; Processos Psicológicos Básicos; Processos Grupais; Entrevista Psicológica; Modelos de Estudo da Dependência Química; Equipe Multiprofissional na Atenção ao Dependente Químico; Ética e Psicologia.
Psicopatologia; Transtornos Mentais e Comportamentais Devidos ao Uso de Substância Psicoativa; Transtornos Ansiosos; Transtornos Depressivos; Transtorno Afetivo Bipolar; Esquizofrenia; Transtornos da Personalidade; TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e Distúrbios de Conduta; Transtornos Alimentares e Compulsões; Transtornos Dolorosos; Transtornos do Sono.
Saúde Pública e Saúde Coletiva; Sistema Único de Saúde; Institucionalização e Dependência Química; Reforma Psiquiátrica; Atenção Integral ao Dependente Químico; Internação Voluntária, Involuntária e Compulsória; Serviços e Políticas Públicas.
Noções de Epidemiologia; Prevenção ao Uso de Drogas e Promoção da Saúde; Diagnóstico da Dependência Química; Tratamento da Dependência Química; Redução de Danos; Prevenção de Recaídas.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 720H