O que você vai aprender
Clique na disciplina e veja a ementa
Loucura e Sua História; Psicologia, Psiquiatria, Arteterapia e Afins ? Desfazendo Nós; A Saúde Mental no Sistema Único de Saúde (SUS); Os Centros de Atenção Psicossocial ? CAPS; Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS).
Contribuições da Psicanálise para a Educação: o campo da resistência/transferência. Infância, adolescência e saber. As condições para a aprendizagem. Questões contemporâneas da educação e inclusão escolar: entre o singular e o universal. Escritos e idéias de Freud sobre a educação. Dissidências e escolas psicanalíticas. Conceitos psicanalíticos e senso comum. As direções da Psicanálise aplicada à Educação: Anna Freud e Catharine Millot, Pfister e Zulliger. Enfoques teóricos psicanalíticos e suas aplicações à Educação: Jung, Adler, Psicanálise na escola – relações professor-aluno e instituição.
“Atuação do Psicanalista em NASF e PSF; Principais questões trazidas pelo paciente; Inclusão e Psicanálise; Particularidades Clínicas de Crianças e Jovens, Adulto e Idosos. As instituições de saúde e sua dinâmica de funcionamento. A prática do psicanalista clínico nas instituições de saúde: alternativas de atuação.”
Relações entre mecanismos biológicos e processamento cognitivo, sistema nervoso central e psicopatologia, bases biológicas e ação da psicoterapia e dos medicamentos, neurociências e processamento inconsciente. Neurociências nos transtornos mentais. Neurociência e as emoções. Neurociência e métodos de pesquisa em psicoterapia, Psicologia baseada em evidencias, Teoria clinicamente relevante: integrando o insight clínico com a ciência cognitiva, o inconsciente em terapia cognitiva, Psicofarmacologia: interfaces entre a psicoterapia e a prática de TCC.
Constituição do sujeito e construção do laço social. Sujeito, cultura e função paterna. Sujeito, laço social e a função civilizatória reguladora. Laço social e a ilusão frente ao desamparo. Sujeito, laço social e a contemporaneidade.
“Psicopatologia: O que você precisa saber sobre Transtornos do Comportamento e do Desenvolvimento; Normal ou Patológico?; Transtornos são resultados de um processo de desenvolvimento; Desenvolvimento, fatores de risco e fatores de proteção; Cursos de desenvolvimento; Diferentes transtornos:Transtornos do Espectro Autista,Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Transtorno Opositor Desafiador (TOD);Transtornos específicos de aprendizagem.
Noções de Psicopatologia. Transtornos mentais e comportamentais da CID-10: uma síntese. O paciente em sofrimento psíquico e a família. Promoção da saúde e níveis de prevenção. Princípios do SUS. Atenção integral, atenção primária e PSF (CAPS). Políticas públicas de proteção à família.
Psicopatologia; Transtornos Mentais e Comportamentais Devidos ao Uso de Substância Psicoativa; Transtornos Ansiosos; Transtornos Depressivos; Transtorno Afetivo Bipolar; Esquizofrenia; Transtornos da Personalidade; TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e Distúrbios de Conduta; Transtornos Alimentares e Compulsões; Transtornos Dolorosos; Transtornos do Sono.
“A psicanálise e as políticas de saúde mental; O SUS e a Psicanálise: implicações e forma de atuação. Instituições e subjetividade. A clínica nas instituições. Constituição do campo da saúde mental a partir da reforma psiquiátrica brasileira. A importância da clínica na saúde mental. Diferenças e convergências entre os discursos médico, psiquiátrico, psicológico e psicanalítico.”
CARGA HORÁRIA TOTAL: 720H