O que você vai aprender
Clique na disciplina e veja a ementa
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior. Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
O que é transformação digital?; Quais são as tendências da transformação digital?; Inteligência Artificial: trabalha com a criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos; Realidade Virtual: cria uma situação similar à real usando artifícios digitais e tecnológicos; Business Intelligence: a utilização de informações e dados para gerar inteligência que pode ser aplicada na tomada de decisão de um negócio; Automação de Marketing: usa a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa; Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas; Como a transformação digital afeta sua carreira?; Como se preparar profissionalmente?; Estude muito; Pense no cliente; Conheça seus concorrentes; Analise seus dados; Crie propostas de valor; Tente inovar; Como a revolução digital influencia na escolha da carreira?; Carreiras digitais: minha profissão vai morrer?
Autocontrole e Inteligência emocional, Coordenação com os outros, Gestão de pessoas, Criatividade e Visão inovadora, Pensamento Crítico, Resolução de problemas, Busca constante de conhecimento, Liderança pelo exemplo, Conexões interpessoais, Determinação e Flexibilidade, Assumindo Riscos, Investimento de recursos; Proatividade; Planejamento estratégico; Gestão do Tempo; Gestão de Recursos Pessoais; Gestão do conhecimento; Gestão motivacional, O emprego do futuro; Habilidades do profissional do futuro: Flexibilidade cognitiva, Negociação, Orientação para servir, Julgamento e tomada de decisões.
Conhecendo a Surdez e Suas Implicações; Deficiência Auditiva/Surdez; As Identidades Surdas ? Categorizando as Pessoas Surdas; A Língua de Sinais; Filosofias Educacionais/ Propostas de Ensino.
A Língua Portuguesa e Libras Uma Aproximação ao Bilinguismo; Linguística (O que é; Áreas da Linguística; As línguas naturais; A língua de sinais brasileira como língua natural); Categorias Gramaticais na Libras (Verbo; Adjetivo; Pronomes e advérbios; Numeral; Tipos de frases; Expressões idiomáticas relacionadas ao ano sideral; Comparativo de igualdade, superioridade e inferioridade; Os processos de formação de sinais; Saudações; Nome e sinal pessoal).
Organização Fonológica das Línguas de Sinais; Estudo Sobre a Fonologia de Libras; Línguas de Sinais e Línguas Orais; Fonologia de Dependência; A Sequencialidade das Línguas de Sinais; Restrições nas Formações de Sinais; Morfologia das Línguas de Sinais.
Retrospectiva Histórica da Deficiência: do Banido ao Cidadão, de Excepcional a Especial; A ONU e as Conferências Mundiais; A Legislação Brasileira para Educação Especial e Inclusiva; A Educação Especial e a Terminologia mais Recente para a Área; A Pedagogia da Negação X Educação na Diversidade; A Formação de Professores: Saberes, Competências e Atitudes.
Educação Especial: Conceitos e Definições; A Educação Especial: dos Primórdios ao Século XXI; Portadores de Necessidades Especiais: Classificação e Caracterização; As Diferentes Necessidades Especiais; Atendimento Educacional Especializado e os Recursos Educacionais Especiais; Introdução a Metodologia do Ensino de Libras; Ensino de L1 e L2;Terminologia Para L1 e L2; Diferenças Entre L1 e L2;Conhecimentos dos Professores Acercada Libras; Habilidades Necessárias para Ensino de Libras; Fatores que Afetam os Alunos e Estratégias de Ensino; Os Temas Transversais; Desenvolvimento Linguístico na Educação Infantil.
Declaração Mundial de Educação para Todos ; Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem; Declaração de Salamanca ;Divisor de Águas como Perspectiva de Acesso de Todos à Educação Escolar; Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Pessoa Portadora de Deficiência Guatemala 1999; Declaração de Nova Delhi; Declaração de Dakar; Senegal 2000; Declaração de Cochabamba ;Bolívia- 2001; Declaração Internacional de Montreal Sobre Inclusão; Documentos Nacionais Relacionados ao Direito à Educação das Pessoas com Deficiência.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 720H