O que você vai aprender
Clique na disciplina e veja a ementa
O ensino superior no Brasil. A Universidade na sociedade. Legislação da Educação Superior. A prática docente no contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As teorias pedagógicas. A didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de ensino e prática docente. Avaliação educacional. Ambiente virtual de aprendizagem e tecnologias para o ensino. Interações em sala de aula EAD e Presencial: o papel dos professores e dos alunos.
Conceitos de ciência, método científico, hipóteses, variáveis, probabilidade, validade, fidedignidade, amostragem; delineamentos de pesquisa; metodologia qualitativa e quantitativa; aplicação de questionário em pesquisas; caracterização da linguagem científica e do sistema de produção científico; elaboração de pesquisa acadêmico-científica; ética na pesquisa; técnicas de apresentação. Resumo científico, artigo científico, ficha catalográfica, pré projeto de pesquisa, resenha, relatórios de pesquisa, fichamento.
Introdução à Engenharia da Qualidade; Evolução da qualidade; Política e metodologia da qualidade; Ferramentas de Gestão da Qualidade; Brainstorming; Diagrama de causa e efeito; Histograma; Diagramas de Pareto; Diagrama de processo; Certificações da Qualidade; Série ISO 9000; Seis Sigma.
Ferramentas da Qualidade – Parte 1; Gráfico (ou carta) de Controle; Diagrama de Dispersão; Diagrama de Ishikawa; Diagrama de Pareto; Ferramentas da Qualidade – Parte 2; Folha de Verificação; Estratificação; Histograma; FMEA – Failure Mode and Effects Analysis; 5W2H; Ferramentas da Qualidade – Parte 3
PDCA – Plan, Do, Check e Act; Análise SWOT – strenghts, weaknesses, opportunities e threats; Six Sigma.
Gerenciamento pelas Diretrizes; Pensando em diretrizes; Características das diretrizes; Implantação do gerenciamento pelas diretrizes; Desdobramento das diretrizes; Gerenciamento de Processos; A abordagem por processos; A abordagem por processos e a gestão da qualidade; Identificação dos processos-chave na empresa; Mapeamento e modelagem de processos; Gerenciamento da Rotina; O gerenciamento da rotina; Modelando processos para gerenciamento da rotina; Indicadores de desempenho dos processos; O fator humano na assimilação de novos processos e rotinas; Organização do ambiente para gerenciamento da rotina: o programa 5S; Gerenciando a rotina
Conceitos Básicos de Inovação; Manual de Oslo; Estudo do Mercado e dos Consumidores; Matriz de Ansoff; Tipos de Consumidores; Desenvolvimentos de Novos Produtos; Pré-Desenvolvimento; Desenvolvimento; Pós-Desenvolvimento; Ciclo de Vida do Produto; Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP); Project Management Body of Knowledge (PMBOK®); Engenharia Simultânea; Desdobramento da Função Qualidade (Quality Function Deployment – QFD); Método Seis Sigma; Desing For Six Sigma (DFSS); Sistema Lean; Lean Seis Sigma; Desing For Lean Six Sigma (DFLSS).
Introdução à Gestão da Qualidade; Definindo Qualidade; Evolução da Qualidade; O Fator Humano na Gestão da Qualidade; Gestão da Qualidade como Sistema; Custos e Desperdícios da Qualidade; Ferramentas de Gestão da Qualidade; As Sete Ferramentas da Qualidade; Fluxograma; Folha de Verificação; Histogramas; Gráfico de Controle; Gráfico de Pareto; Diagrama de Causa e Efeito; Diagrama de Dispersão; Ciclo PDCA e Método de Análise e Solução de Problemas (MASP); Programas de Gestão da Qualidade; Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001; Programa 5S; Modelo Seis Sigma; Gestão da Qualidade Total (TQM) e Modelos de Excelência.
Gestão de Qualidade; História da Gestão de Qualidade; Gestão de Qualidade no Brasil; Curso Superior em Gestão de Qualidade; Qualidade Total; Fordismo; Toyotismo; Ferramentas da Qualidade; Sistemas de Qualidade; Certificado de acreditação; Certificado de certificação; Organização Internacional de Padronização; Normas isso; ISO 9000 e ISO 9001; ISO 9000; Definição ISO 9000; Vantagens de Utilização; ISO 9001; Gestão da Qualidade: alguns princípios; Implantar a ISO 9001; Ferramentas de Qualidade; Aplicabilidades da Gestão de Qualidade e suas Ferramentas; Técnicas de Utilização em Auxílio à Gestão de Qualidade; Gestão de Produção no Fordismo; Produção Japonesa; Técnicas que norteiam a Gestão de Qualidade; Ferramentas de Qualidade; Diagrama de Pareto; Diagrama de causa-efeito ou Diagrama de Ishikawa; Gráficos de Dispersão; Outras medidas; Gestões de Riscos.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 500H