O que você vai aprender
Clique na disciplina e veja a ementa
Fontes Formais e Materiais; Princípios Fundamentais; Interpretações e Aplicação da Lei Penal e Processual e Penal; Teoria do Crime; Teoria da Pena; Teoria da Prova; Teoria Geral dos Recursos; Classificação dos Crimes.
Inquérito Policial; Ação Penal; Ação Civil “Ex Delicto”; Incidentes Processuais; As Provas.
Citação e Intimação; Sentença; Prisão; Liberdade Provisória; Suspensão Condicional do Processo; Nulidades; Extinção da Punibilidade; Execução Penal.
Psicologia e Direito, Determinação Terminológica: Psicologia Judicial X Psicologia Criminal X Psicologia Forense X Psicologia Carcerária X Psicologia Militar X Psicologia Criminológica, As Funções Mentais Superiores, Psicologia Jurídica e a Investigação Criminal, O Processo de Investigação Criminal, A Importância da Psicologia Criminal na Investigação Policial, Criminal Profiling: Perfis Criminais e Comportamentais, Psicologia Jurídica e a Criminologia, A Relação Entre a Psicologia e a Criminologia, Criminologia Midiática, Criminologia e o Exame Criminológico, Perícia Psicológica Forense, A Psicologia Jurídica Aplicada ao Cárcere, Teste de Personalidade.
Crimes contra a Vida; Crimes contra a Honra; Crimes contra a Paz Pública; Crimes contra a Dignidade Sexual; Crimes contra a Fé Pública; Crimes contra a Administração Pública; Crimes contra o Patrimônio.
Acordos em matéria criminal. Consequências para o sistema de Justiça criminal. Direito comparado. Práticas punitivas brasileiras. Teorias da criminalidade: teorias penais e teorias criminológicas. Teorias penais: a) pena e retribuição da culpabilidade; b) pena e prevenção especial (positiva e negativa); c) pena e prevenção geral (positiva e negativa). Teorias criminológicas: a) teorias causais e criminologia tradicional: b) teorias atributivas e criminologia crítica.
Ressalvas ao Código de Processo Penal; Recursos; Ações de Impugnação; Relações Jurisdicionais com Autoridades Estrangeiras.
Introdução à Investigação Criminal; Estatística Criminal; Teorias Criminais; Mapeamento Criminal; Análise Criminal I: Métodos e Técnicas, Tecnologias de Softwares Aplicadas à Análise Criminal; Análise Criminal II – Prevenção e Solução de Problemas.
Histórico da Criminalística. A doutrina criminalística brasileira. O sistema jurídico brasileiro. As fases de investigação de um delito. Os fundamentos científicos e a metodologia da criminalística. A prova. Os vestígios. Os procedimentos periciais. O laudo pericial e o parecer técnico. As várias ciências envolvidas na criminalística e suas áreas de atuação.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 720H