O que você vai aprender
Clique na disciplina e veja a ementa
Apresentação da legislação pertinente e dos conceitos-chave para uma concepção crítico-analítica do sentimento de insegurança e das políticas de segurança pública no Brasil e no mundo, seus respectivos modelos de policiamento e a opção político-criminal subjacente. História do pensamento criminológico. Identidade epistemológica da Criminologia. Teorias criminológicas. Métodos de pesquisa em Criminologia. Criminalização primária e secundária. Controle social e sistema penal. Violência estrutural, institucional e individual.
Gestão Contemporânea; Sistemas de Informação e Processo Decisório. O papel da União, dos Estados, dos municípios e das comunidades na construção da segurança pública: possibilidades e problemas. Gestão e investimentos na segurança pública. Levantamentos, diagnósticos e pesquisas na área de segurança pública. Aspectos principais de modelos de gestão de qualidade e a sua aplicação na administração das políticas e no planejamento para prevenção e do controle do crime; gestão integrada e interatividade em Segurança Pública; controle democrático interno e externo das Instituições de Segurança Pública
Processos Administrativos no Segmento de Segurança Privada: Lei 7.102: 1983 sobre Segurança Privada Atualizada.
Como fazer uma Auditoria, Técnicas e Cuidados para Condução de um Trabalho de Investigação de fraudes Corporativas, Estudos de Casos, Desvio Financeiro, Desvio de Estoque e Inventário, O Padrão de Trabalho de Investigação da Força Tarefa da Lava Jato.
Sistema de Segurança Pública no Brasil; Funções dos órgãos de Segurança Pública: Polícia Civil, Polícia Técnico Cientifica, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Militares, Guardas Municipais; Força nacional e as Forças Armadas; Conceito de Policiamento Ostensivo; Características do Policiamento Ostensivo; Princípios do Policiamento Ostensivo; Variáveis do policiamento ostensivo: tipo, processos, modalidades, circunstâncias, lugar, desempenho, duração, efetivo, forma e suplementação; Procedimentos de Polícia Militar; Controle de Criminalidade.
Introdução do Planejamento Estratégico ;Diferença entre Planejamento de Segurança Privada e Projeto de Segurança Privada; Tópicos importantes para montar um Projeto de Segurança: ( Diagnóstico; Avaliação de Riscos; Definição de tratamento para os Riscos; Planejamento tático; Planejamento Operacional; Monitoramento e Análise; Outros equipamentos importantes; Adoção de boas práticas; Segurança contra acidentes).
Principais Riscos à Segurança de Informação: Roubo e Sequestro de dados, Espionagem industrial e Softwares desatualizados. Políticas de Segurança de Informação.Tipos de ameaças: Scan, Worm, Rootkit, DDoS (negação de serviço), Ransomware, Vírus de resgate, Antivírus falsos e Phishing. Fatores que tornam a Empresa vulnerável: Vulnerabilidade de armazenamento, comunicação, infraestrutura e de pessoas.
Conceito da Segurança Física de Instalações; Objetivos da Segurança Física de Instalações (ações que visam a proteção da organização); Plano se segurança (controle de acesso, perímetro, proteção de patrimônio, entre outros). Composição de Equipe. Critérios para projeto arquitetônico e sistema de iluminação. Prestadores de Serviço
Gestão de riscos corporativos; Importância da Gestão de Riscos para as Organizações; Como Funciona a Gestão de Riscos em PMEs( Micro ou pequena empresa); Como implementar a gestão de riscos em sua empresa.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 720H