O que você vai aprender
Clique na disciplina e veja a ementa
Administração Estratégica; Evolução do Conceito do Planejamento Estratégico à Administração Estratégica; Os Stakeholders: Identificação das Partes Interessadas e Suas Necessidades; Entendimento e Definição de Negócio, Valores, Missão, Visão; Análises Ambientais; Análise do Ambiente Externo: Conceitos Importantes; Análise do Macroambiente: Econômico, Sociocultural, Político-Legal, Demográfico, Tecnológico e Global; Análise do Ambiente Setorial: Fornecedores, Concorrentes, Clientes e Mercado Alvo; Análise do Ambiente Interno: Conceitos Importantes; Análise do Ambiente Interno e suas Funções Essenciais: Produção, Recursos Humanos, Marketing, Finanças e P&D; Integração das Análises e Estratégias Empresariais; As Cinco Forças Competitivas de Porter e a Elaboração de Cenários; Matriz SWOT e a Elaboração de Cenários; Alguns Tipos de Estratégias; Monitoramento e Melhoria.
O Financiamento da Educação; Histórico do Financiamento da Educação no Brasil; O Financiamento da Educação Dispostos em Lei; Projetos Educacionais e Seus Financiamentos; Instituições Auxiliares; Constitucionalização da Educação e a Participação da População do Financiamento da Educação; Instituições Auxiliares na Escola – APM, Conselho de Escola e Conselho Participativo de Classe e Série; PDDE; Recursos Próprios; Responsabilidade Fiscal; Licitações: Assembleias e Prestação de Contas; CACS – Conselhos de Acompanhamento e Controle Social – (Conselho Municipal de Educação E Conselho do Fundeb).
Contabilidade Gerencial; Introdução; Conceitos; Sistema de Acumulação de Custos; Demonstrações Contábeis; Análise das Demonstrações Contábeis; Lucro Passível de Distribuição; Juros sobre Capital Próprio; Conceitos Importantes à Contabilidade; Método de Avaliação da Empresa; Avaliação de Empresa em Condição de Risco; Teoria das Restrições; Avaliação Patrimonial.
Matemática financeira: juros simples, compostos, montante, taxa nominal, equivalente, desconto simples, método de taxa de retorno e taxas múltiplas de retorno; Gestão econômica: fluxo de caixa, ROI, budget, DRE, e P&L; Economia: macroeconomia, microeconomia, inflação, câmbio, impactos locais e globais; Como identificar oportunidades de redução na carga tributária: adequação de operações e benefícios fiscais; Principais impostos que impactam a operação logística; Tributação inerente ao processo logístico: IPI, ICMS, ISS e PIS/COFINS; Reduzindo custos em operações de compra: aquisição de matéria-prima e compra de ativos imobilizados; As oportunidades tributárias na importação; Importação por conta e ordem de terceiros; Importação por encomenda; Indicadores: Cost to Pay, Cost to Source, Cost to Make, Cost to Deliver e Cost to Return.
Procedimentos Contábeis Orçamentários; Princípios Orçamentários; Receita Orçamentária; Procedimentos Contábeis Patrimoniais; Contabilidade Pública; Patrimônio Público; Ativo e Seus Elementos; Passivo e Seus Elementos; Patrimônio Líquido e Suas Variações; Procedimentos Contábeis Patrimoniais; Atualizações das Normas Brasileiras de Contabilidade – Efeitos a Partir de 2019 – Técnicas Do Setor Público (Nbc Tsp); Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público; Balanço Patrimonial; Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro; Demonstrações das Variações Patrimoniais; Demonstrações dos Fluxos de Caixa; Nbc T Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; Contabilidade do Terceiro Setor;
Auditoria Contábil e Demonstrações Contábeis; Definição e Objetivo; Demonstrações Contábeis; Tipos de Auditoria e Planejamento; Tipos de Auditoria; Planejamento; Procedimentos de Auditoria, Relatórios e Perfil do Profissional; Procedimentos de Auditoria; Relatórios; Perfil do Profissional.
O poder de mercado, monopólio e concorrência monopolística. Oligopólio, modelos clássicos, teoria dos jogos. Mercados de fatores e oferta de trabalho. Equilíbrio geral: troca e produção. Teoria do bem estar: eficiência e eqüidade. Externalidades e bens públicos. Informação assimétrica.
O modelo IS-LM em uma economia aberta. Taxas de câmbio, moeda e preços em uma economia aberta. Déficit orçamentário, moeda e inflação. Crescimento econômico: acumulação de capital e progresso tecnológico. Controvérsias em teoria macroeconômica. Ciclos econômicos, desemprego. Macroeconomia de economias abertas. Política econômica.
Crise política, reformas institucionais e mudanças estruturais na economia brasileira nos anos 60: as reformas de Castello Branco e o período expansivo 1968/73. A crise internacional e a resposta brasileira nos anos 70. O Brasil na década de 80: crise externa, políticas econômicas de ajuste e planos de estabilização. A definição de estratégias na economia brasileira nos anos 90: abertura, redefinição dos papéis do Estado e políticas de estabilização. Dilemas atuais enfrentado pela Economia Brasileira.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 720H